quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Educação ao longo da vida

A educação de jovens e adultos ocorre ao longo da vida, em diferentes espaços da vida social, com diferentes ensinamentos.
Podemos perceber quão excessiva está sendo a procura pelos estudos partindo de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar em idade regular, por motivos pessoais, profissionais, entre outros.
Destaca-se ainda a importância de uma educação diferenciada para jovens, adultos e idosos em relação as crianças. Com ênfase em diálogos, valorização de saberes, relatos de experiências, e o trabalho com assuntos do cotidiano para despertar o interesse dos mesmos. A troca de experiências, de conhecimento e a construção de um mundo melhor é consequência desde método de ensino.
Existem desafios que a EJA enfrenta atualmente, e um deles é a má formação dos educadores para atender as necessecidades destes alunos que estão se inserindo na escola depois de muitos anos sem estudar.
As faculdades formam professores de pedagogia que depois de um certo tempo vão para a EJA e não sabem como lidar com esses alunos e com os seus problemas. "A maioria dos cursos de formação de professores nos prepara para atuar com o aluno ideal e - porque não dizer? - irreal." (Maria Margarida Machado.)
A permanência destes alunos na escola vai ser em resultado dos conteúdos trabalhados em sala, eles devem ser do interesse dos mesmos.
Pode-se concluir que a educação de jovens e adultos tem suma importância para o desenvolvimento de suas potencialidades que por muitos anos permaneceram inquietas e mostra que durante toda a vida estamos em constante aprendizagem.
Somos todos educados com o mesmo intuito, "mudar" a sociedade e sermos aceitos na mesma.

4 comentários:

  1. é isso ai professora bem vindo ao mundo educacional, pode ter certeza de que você vai gostar da sua profissão futura!!!


    abraço prazer em conhecer Prof: Esp: Fabio Padilha!

    ResponderExcluir
  2. Desejo que você se sinta muito feliz por fazer parte da educação.... Seja bem vinda... abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Professora Bia...

    Gostei do seu texto. Você captou a essência do curso que reflete a importância de uma educação diferenciada para jovens, adultos e idosos em relação as crianças. Essa diferença se baseia nos diálogos, valorização de saberes, relatos de experiências, e o trabalho com assuntos do cotidiano para despertar o interesse dos mesmos, como vc mesma abordou no seu texto. Gostei da maneira como relacionou os desafios do EJA. Realmente um deles é a questão da formação do docente. Parabéns pelo seu texto, muito bem escrito. Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia, seja bem vinda ao magistério!
    gostei muito das suas colocações e saiba que ser professor é estar em constante busca pelo melhor!
    um grande beijo e adorei te conhecer.

    ResponderExcluir